BAUHAUS

Bauhus é uma escola de artes visuais design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda, alem de ser ícone da história do Design, é a primeira escola moderna de Design do mundo.

Por meio dela foram elaboradas as bases do Design, que puderam ser aplicadas nas novas concepções pedagógicas, que acabaram por contribuir muito para a educação estética da época.

Do alemão, o termo bauhaus vem de: haus, “casa” e bauen “para construir”, dessa maneira se conduz o programa da escola a idéia de que o aprendizado e o objetivo da arte ligam-se ao fazer artístico.

Fundada por Walter Gropius em Weimar no ano de1919. aBauhaus nasceu da fusão de duas escolas existentes em Weimar-Alemanha, a Academia de Arte e a Escola de Artes e Ofícios e nasceu em meio a um período conturbado da história da humanidade. Seu funcionamento ocorreu entre 1919 e 1933 na Alemanha.

A Bauhaus de estilo arquitetônico prima pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produçãoem massa. Oprincipal campo de estudo da Bauhaus era a arquitetura. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficinas foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial. Os objetivos principais desta escola era unir artes, artesanato e tecnologia.

O ensino da disciplina de história era considerado desnecessário devido a utilização pela escola dos princípios racionais ao invés de utilizar padrões herdados do passado. O intuito da ruptura com o passado é o de se abrir para as novas idéias das novas tecnologias surgidas pela revolução industrial.

Após o final da Primeira Guerra Mundial criou-se então um novo estilo arquitetônico que refletiu essa nova época, que foi pressentida por Walter Gropius. Ele queria unir os campos da arte e artesanato, constituindo uma criação de produtos altamente funcionais e com atributos artísticos. Walter Gropius dirigiu a escola de1919 a1928, posteriormente foi sucedido por Hannes Meyer e Ludwig Mies van der Rohe.

A Bauhaus durante algum tempo foi subsidiada pela República de Weimar. Em1925 aescola mudou-se para Dessau, após mudanças nos quadros do governo. Foi em Dessau que foi criada a Universidade Bauhaus. Em 1932, ocorreu então mais uma nova mudança, a Bauhaus mudou-se para Berlim.

Por ordem do governo nazista, opositor a Bauhaus durante a década de 20, em1933 aescola foi fechada. Os nazistas a consideravam uma escola de frente comunista, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam ali.

Contudo, a Bauhaus teve impacto fundamental no desenvolvimento das artes e da arquitetura do ocidente europeu, e também dos Estados Unidos da América nas décadas seguintes – para onde se encaminharam muitos artistas exilados pelo regime nazista.

Tendo a arquitetura como o principal campo de estudos da Bauhaus a escola procurou estabelecer planos para a construção de casas populares baratas por parte da República de Weimar. Mas também havia espaço para outras expressões artísticas: a escola publicava uma revista chamada Bauhaus e uma série de livros chamados Bauhausbücher. O diretor de publicações e design era Herbert Bayer.

 

Fases da escola:

 

1ª Fase: EXPRESSIONISTA

1919 à 1927 : Período Weimar

Sob a direção de Walter Gropius

2ª Fase: FORMALISMO CONSTRUTIVISTA

1927 à 1929 : Período Dessau

Sob a direção de Hannes Meyer

3ª Fase: RACIONALISMO RADICAL

1929 à 1933 : Período Berlim

Sob a direção de Mies Van de Rohe

 

 

Bibliografia:

Mais design. Disponível em:

<http://www.maisdesignmoveis.com/designers/bauhaus.php> Acesso em 23/05/2011

Escola de design UEMG. Disponível em:

<http://www.ed.uemg.br/outros/noticia?id=12> Acesso em: 23/05/2011

Ciências humanas. Disponível em:

<http://www.cienciashumanas.com.br/resumo_artigo_3944/artigo_sobre_escola_bauhaus> Acesso em: 23/05/2011

Anúncios

Sobre Jéssica Bárbara Cegarra

Copyright © 2008 Ltda. - Todos os direitos reservados. Ver todos os artigos de Jéssica Bárbara Cegarra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: