O REINO E O PODER – Uma história do New York Times

Gay Talese, considerado atualmente como um dos expoentes do novo jornalismo, escreveu O reino e o Poder que atualmente é um dos clássicos da historia do jornalismo.

O livro fala das intrigas internas, dos princípios editoriais do jornal, alem de abordar com técnicas descritivas as qualidades incomuns dos personagens da redação, citar casos importantes relacionados as Primeira e Segunda Guerras Mundiais, à recessão de 1929, e reconstituir reportagens de impacto deste mega empreendimento familiar, na qual o autor trabalhou por 12 anos, chamado The New York Times.

O autor conta com detalhes a importância e a historia das famílias Ochs e Sulzberger, (que formaram a dinastia do jornalismo norte-americano) e também menciona muitas pessoas que trabalharam no Times, desde Adolph Ochs, até o ultimo editor retratado, Daniel Clifton, que trabalharam e construíram com amor o jornal mais influente do mundo, famoso por exercer o “quarto poder” e que sobrevive desde a década de 1850.

Para Talese, o patriarca do Times, Adolf Ochs (falecido em 1935) sempre acreditou que “um jornal mantém sua grandeza quando os princípios do lucro são em geral ignorados”, para Ochs, “se você tem informações de qualidade, os lucros virão”. Segundo o autor, até os dias de hoje, o espírito e o caráter de Adolf Ochs estão vivos e representados por seus descendentes, que o sucederam, e carregam o compromisso de “dar a notícia com imparcialidade, sem medo ou favor, independentemente de qualquer partido, seita ou interesse envolvido”.

Talese conta que os jornalistas são aliados importantes da ambição, como voyeurs que vêem os defeitos do mundo, atraem tumultos e invasões. Em sua maioria são homens realistas que não se deixam enganar pelo jogo. Pensam apenas no instante.

O Reino e o Poder é uma obra de 510 páginas, lançada em 1969 nos Estados Unidos e publicado no Brasil pela primeira vez em 1971. A linguagem é sóbria e a leitura pode ser esporadicamente monótona e cansativa devido à intensa gama de detalhes e descrições. Sobretudo caracteriza uma leitura ainda muito atual nos dias de hoje e faz transparecer com clareza mensagens essenciais importantes e lições valiosas para os interessados em abranger os conhecimentos no estudo jornalístico.

Jéssica Cegarra

TALESE, Gay. O reino e o poder: uma história do New York Times. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Anúncios

Sobre Jéssica Bárbara Cegarra

Copyright © 2008 Ltda. - Todos os direitos reservados. Ver todos os artigos de Jéssica Bárbara Cegarra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: