Web 2.0

 

A web 2.0 atualmente está em construção e não há um significado exato.  Alguns especialistas e críticos alegam que o conceito de web 2.0 é demasiado extenso, subjetivo, abrangente e vago. Afirmam também ser apenas uma evolução natural da internet e acreditam que o termo não passa de uma jogada de marketing.

O termo web 2.0 criado em 2004 pela empresa estadunidense O’Reilly Media. E caracteriza uma suposta segunda geração de serviços de internet World Wide Web. Tem a web como plataforma e dispõem de conteúdo dinâmico e flexível. Nada mais é do que o período que a internet do mundo vive hoje, focada nos mecanismos de busca como Google, redes sociais, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação.

Essa nova geração reforça o conceito de troca de informações e de internet participativa, como por exemplo, a Wikipédia, na qual os próprios internautas disponibilizam as informações, o usuário participa deste processo dando sugestões, reportando erros e aproveitando as melhorias constantes. O outro exemplo é o Vc Repórter do Portal Terra.

Os Blogs foram umas das primeiras ferramentas de web 2.0 a serem usadas amplamente. Atualmente temos aplicativos mais modernos como os AdSense, Ajax, Mash-ups, RSS, Tagging [rotulação], Wikis.

A web 2.0 gerou um grande impacto nos web sites, pois deu ao usuário a possibilidade de participar, de gerar e organizar as informações. No caso de conteúdos que não são gerados pelos usuários, eles podem enriquecer o texto com comentários. Hoje temos o Consumer-Generated Media (CGM) que é o conteúdo criado e divulgado pelo internauta, como o blogs e fotologs, comunidades, grupos, sites participativos, no YouTube, muito usados atualmente.

Em suma a Web 2.0 marcou o amadurecimento no uso do potencial da internet.

Anúncios

Sobre Jéssica Bárbara Cegarra

Copyright © 2008 Ltda. - Todos os direitos reservados. Ver todos os artigos de Jéssica Bárbara Cegarra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: