Resenha crítica do livro: Imagem – cognição, semiótica, mídia, de Lucia Santaella e Winfried Noth

Semiótica é o estudo dos signos, ou seja, as representações das coisas do mundo que estão em nossa mente.

 

De um lado, Lucia Santaella, coordenadora do doutorado e pós-doutorado em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, e respeitada pesquisadora de comunicação do país. O currículo Lattes de Santaella é deveras extenso, poderá até ser capaz de travar seu navegador. De outro Winfried Noth, professor titular e decano da Faculdade de Línguas Modernas da Universidade de Kassel, na Alemanha. Ambos os autores de “Imagem – cognição, semiótica, mídia”. Livro este que começou com uma singela troca de artigos e livros publicados entre os autores. O interesse mutuo nas pesquisas e a complementariedade entre os assuntos, fizeram com que Santaella e Noth explorassem aquilo que há de diferença na semelhança dos estudos de ambos.

A imagem é uma demonstração de como ser eloqüente. Ela é o meio de expressão da cultura humana desde a pintura pré-histórica, esta que não prescinde ao tempo. Na dificuldade de submeter à imagem a um exame analítico e uma plena investigação cientifica, surgiu esse volume, que em si, é capaz de dar conta da problemática dos signos visuais ou audiovisuais em toda sua plena extensão. Dentre seus objetos de estudo podemos citar a enorme variedade de possíveis atos comunicativos para os quais uma única imagem pode ser utilizada. As diferenças entre palavra e imagem também são abordadas de todas as maneiras com precisão. Temos também os gêneros imagéticos tradicionais, como a pintura ou fotografia, e as novas mídias, como o Holo, infográfica e a fotografia computacional, esta que atualmente é o maior desafio aos teóricos da imagem.

Santaella e Noth reúnem reflexões e fundamentações teóricas e analíticas de peso para uma abordagem séria das imagens. As principais correntes teóricas que examinaram o que eles chamaram de representação por imagens são citadas. Para Platão, as imagens não eram resultado da percepção, mas tinham origem na própria alma. Para Aristóteles, o pensamento é impossível sem imagem. Nomes como Foucault, Descartes, Derrida, Platão, Wittgenstein também estão fortemente presentes. Não podemos esquecer de Charles Pierce, no qual as teorias funcionam como um mapa de orientação para a leitura precisa de todos os tipos possíveis de signos, assim como nos diversos modos de aparição de uma imagem e da palavra.

A obra termina com um questionamento do valor da verdade nas imagens. Os autores concluem que as imagens podem ser usadas para asseverar ou enganar sobre fatos da dimensão semântica, sintática e pragmática. Com linguagem correta, culta, clara e coerente, a obra destina-se a estudantes e especialistas que lidam com o universo da comunicação e da publicidade, assim como quaisquer outros interessados em compreender os labirintos da variedade de possíveis atos comunicativos, para os quais uma única imagem pode ser utilizada.

Devido ao ótimo referencial bibliográfico e conceitual, para se ter uma compreensão mais satisfatória, sugere-se o conhecimento básico prévio das teorias de Charles Pierce. Em suma, a obra lança um pouco de luz no terreno movediço das comunicações visuais, dando conta dos signos visuais em toda extensão e profundidade. É uma ótima sugestão para situar o pesquisador que deseja adentrar-se com profundidade nas questões das representações e imagens.

Referências bibliográficas:

NÖTH, Winfried; SANTAELLA, Lúcia. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.

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Sobre Jéssica Bárbara Cegarra

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