Resenha Crítica do livro “Mídias, Máfias e Rock’n’roll” de Claudio Tognolli e do artigo “O jornalismo Literário como gênero e conceito” de Felipe Pena. Versão 2

De um lado Felipe Pena, psicólogo e professor no Doutorado em Comunicação da UFF-RJ. O artigo de Pena traça um quadro evolutivo de cinco épocas distintas do jornalismo. De 1631 aos dias atuais. E sobretudo tenta produzir uma unidade conceitual para o jornalismo literário, este no qual tenta propor uma conceituação. De outro lado esta o jornalista e professor doutor da ECA-USP Claudio Tognolli. Baseado no jornalismo investigativo o livro de Tognolli fala das mídias e das máfias da telecomunicação. O rock é claro entra pela parte dedicada ao jornalismo cultural.

Felipe Pena, no final do artigo conclui que pertinência de pesquisa está nas perguntas, não nas respostas. Firmando que o jornalismo literário, se trata de uma atitude narrativa em que informar e entreter estão misturados em uma singela melodia. Já as conclusões de Tognolli estão camufladas dentre os próprios capítulos. Para Tognolli a solução para o popularesco que se implantou na mídia esta nas obscuras periferias, onde as pessoas costumam se vestir fora de moda.

A corrente de pensamento de Pena varia de Peter Burke, Victor Hugo a Balzac e Stendhal, estes dois últimos, precursores do jornalismo literário. No livro de Tognolli temos citações de Heidegger, Jorge Luiz Borges, Baudelaire, Timothy Leary, dentre outros. Vale ressaltar que ambos citam Nietzsche.

A linguagem do artigo de Pena é acadêmica e concisa porém de fácil entendimento. Entretanto Tognolli narra os fatos de forma mais pessoal e bem clara. Em suma, são grandes obras leitura obrigatória, imprescindíveis para pessoas da mídia de todos os níveis, desde à especialistas, estudantes e curiosos pelo tema.

Referencias bibliográficas:

TOGNOLLI, Claudio. Mídia, Máfias e Rock’n’roll. São Paulo: Editora do Bispo, 2007.

PENA, Felipe. O jornalismo Literário como gênero e conceito. Disponivel em: <www.felipepena.com/download/jorlit.pdf> Acesso em: 10 jun. 2010.

Anúncios

Sobre Jéssica Bárbara Cegarra

Copyright © 2008 Ltda. - Todos os direitos reservados. Ver todos os artigos de Jéssica Bárbara Cegarra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: