Os signos no texto jornalístico

Sem a existência dos signos, não seria possível um saber consciente de coisa alguma.

O signo é uma palavra capaz de representar a realidade. Composto por significante e significado.

O significado é o mesmo que o sentido, assunto ou ideia. É o pensamento que esta por trás do significante e também caracteriza a parte que a gente entende sobre algo. Ele varia de acordo com o contexto e se caracteriza pelo que se deseja transmitir.

O significante é a aparência e parte material do signo. Ele precisa estar sempre junto com o significado para ser um signo e só então significar algo.

Há pouco tempo atrás a ministra Dilma Rousseff foi flagrada por paparazis segurando uma linda bolsa de 30 mil reais, modelo clássico denominado “Birkin”, da marca francesa Hermés. A bolsa, após ser adornada com couro de cobra, brilhantes e o emblema da marca Hermés, passa a ter o signo de ostentação abundante, exercido pela personagem Dilma. O significante então se caracteriza como a aparência da bolsa signo.

Na elaboração de um texto jornalístico, a aparência de um signo ou mais, simboliza uma idéia, que vem a ser o significado e sem o domínio destes conceitos, não se faz uma plena comunicação.

O signo pode ter mais que um significante, por vezes, mesmos significados contraditórios, ou antagônicos, estes que, serão esclarecidos somente através do contexto do texto.

No texto jornalístico deve haver uma perfeita correspondência entre signo e coisa, realidade e discurso para que não haja uma má interpretação, ambigüidade ou coisas do gênero.

Anúncios

Sobre Jéssica Bárbara Cegarra

Copyright © 2008 Ltda. - Todos os direitos reservados. Ver todos os artigos de Jéssica Bárbara Cegarra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: