PERSEU E MEDUSA – O DUELO

Hoje entraremos em detalhes de uma história muito interessante e triste também. O herói mítico grego Perseu e a gorgona Medusa abrem o jogo e contam tudo sobre o mito esquecido. A entrevista com Medusa ocorreu por meio do escudo de Perseu, este emprestado caridosamente, para que não nos petrifiquemos pelo olhar de Medusa.

MEDUSA

 

Medusa, o que te levou hoje a ser uma gorgona (mulher-monstro na mitologia grega) ? Como isso aconteceu?

Sempre fui muito bonita e orgulhosa de minha beleza, principalmente dos meus cabelos. Acabei de apaixonando por Zeus e Minerva não gostou nada disso. Ela ficou enraivecida ao descobrir nosso caso me transformou em um monstro mortal, com cabelos de serpente, presas pontiagudas, mãos de bronze e asas de ouro. Além do mais, quem dirigir o olhar a mim se transforma em pedra.

 Medusa o fato de ninguém mais poder te olhar e você não poder mais ser admirada te deixou muito triste?

Sim, fiquei péssima. Alem do fato das perseguições, principalmente a que sofri de Perseu.

 Medusa a perseguição de Perseu levou a sua morte. Como isso ocorreu?

Perseu me matou munido de objetos mágicos, recolheu minha cabeça e a colocou no escudo de Atena como proteção contra os inimigos. E até hoje as minhas gravuras decoram os telhados dos templos gregos, como objetivo de assustar os maus espíritos.  Achei isso péssimo. Sabe que o lado bom foi que ao me decapitar, do meu ventre surgiram o cavalo alado Pégaso e o gigante Crisaor.

PERSEU

Perseu, o que te levou a buscar a cabeça da Medusa?

Eu sou muito aventureiro. A idéia foi de Pelidectes, ele sugeriu um torneio para saber quem iria ocupar o trono. Então eu venci trazendo a cabeça da Medusa.

 Como você descobriu o caminho para encontrar o esconderijo da Medusa?

Eu sabia que as Gréias poderiam me dizer onde encontra-la. Simplesmente surrupiei o único olho delas e disse que eu só devolveria quando me contassem o caminho. Simples assim.

 Atena, Hades e Hermes te ajudaram, certo? Qual foi a importância do papel deles em sua busca?

Atena, Hades e Hermes tiveram um papel fundamental na minha vitória, ajudando com os equipamentos necessários para a batalha com Medusa.

 Que tipos de equipamentos foram utilizados na batalha contra Medusa?

Utilizei um escudo muito bem polido que ganhei de Atena.  Este escudo assim como um espelho, foi importante pois gerava o reflexo de quem me olhar. Hades me deu também um capacete que me tornou invisível, e Hermes me deu sandálias aladas, três objetos que foram definitivos para a minha vitória.

 Quais foram os procedimentos usados para a decapitação da gorgona?

Permaneci guiado pelo reflexo de meu escudo e não olhei diretamente para a Medusa, assim, rapidamente a derrotei e cortei a cabeça dela com uma foice de rigidez de diamante e bem afiada, que então ofereci à deusa Atena e ao deus Hermes.

 Após a decapitação onde você guardou a cabeça dela?

Imediatamente após te-la decepado, recolhi o sangue e guardei a cabeça numa bolsa especial que me foi presenteada pelas Ninfas. Da veia esquerda do pescoço da Medusa saiu um poderoso veneno; da veia direita, um remédio suficientemente poderoso para ressuscitar os mortos.

 Como foi a sua volta para a cidade de Sérifo com a cabeça da Medusa?

Na volta para casa, matei um terrível monstro marinho e libertei a linda Andrômeda, com quem me casei. Quando cheguei em Sérifo, Polidectes não acreditou que cumpri com a minha promessa e quis me atacar. Então, para me defender, usei a cabeça de Medusa e o petrifiquei, resgatei minha mãe e fui para Argos.

Jéssica Cegarra

Sobre Jéssica Bárbara Cegarra

Copyright © 2008 Ltda. - Todos os direitos reservados. Ver todos os artigos de Jéssica Bárbara Cegarra

4 respostas para “PERSEU E MEDUSA – O DUELO

  • Rodrigo Fernandes

    A cabeça da Medusa é uma sedução mais do que fatal, a cobiça pelo poder pode ter um preço alto para Perseu. Caso o mesmo, se deixe levar pela tentação de olhar para o motivo de suas eventuais conquistas: A cabeça de Medusa.

    Muito boa a “entrevista”! xD

  • Dagoberto

    Muito bom, bem original a sua ideia.
    Parabens, vou tomar a liberdade de divulgar essa entrevista.

  • paulo bento

    Adorei a entrevista !!!!!
    des de pequeno sempre fui apaixonado pelo mito da MEDUSA !!!
    Espero que mais pessoas tenhão a mesma ideia que voçe

  • Renato

    hahaha mto bom !!

Deixe um comentário

