Era da imoderação

No texto “Era da imoderação”, publicado pela Revista da Cultura, Ronaldo Bressane traz teóricos de peso como Lewis Carroll, Zygmunt Bauman e Charles Baudelaire dentre outros, para comprovar as ideias e diversidades da imoderação global. Com linguagem culta, clara e objetiva, o autor usa de ciência e literatura para propor saídas importantes e ajudar a sociedade a enxergar o exagero em que se encontra.

O ciberpensador Gustavo Mini Bittencourt, acredita que estamos adentrando na Era da Abundância, onde há uma vasta oferta e uma fome interminável de informações. Para Brassane, a infelicidade dos consumidores deriva do excesso e por conseguinte da pouca assimilação de informação, e não da falta de escolha, o que causa a perda lenta da noção de desfrute. Na Era do Excesso, os limites estão cada vez mais indefinidos. Depois de uma semana febril, Lorenzo, uma criança de 7 anos, confunde então, horário livre com horário de obrigação.

O texto deixa claro que a Era do Excesso pode causar desatenção, hiperatividade, impulsividade e sobretudo outro conhecido sintoma, o desmemoriamento. É preciso estar atento e repensar as prioridades, pois, filtrar o excesso é essencial. Segundo Bressane o caminho mais inteligente é sempre prestar atenção e saber a hora de parar.

 Referencias bibliográficas: BRESSANE, Ronaldo. Era da Imoderação. Revista da Cultura, São Paulo, Edição 30, janeiro de 2010. Disponível em: <http://www2.livrariacultura.com.br/culturanews/rc30/index2.asp?page=capa> Acesso em 12 de abril de 2010.

Anúncios

Sobre Jéssica Bárbara Cegarra

Copyright © 2008 Ltda. - Todos os direitos reservados. Ver todos os artigos de Jéssica Bárbara Cegarra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: