UMA HISTÓRIA SOCIAL DA MÍDIA: de Gutemberg a Internet

Enciclopédica obra de fôlego, aponta adoráveis preciosidades sobre o panorama cronológico do desenvolvimento das comunicações.  De maneira clara, faz transparecer um estudo minucioso e aprofundado das relações entre os meios de comunicação e a vida cultural e social da humanidade. Conta em detalhes as inovações e seus contextos, com direito a várias peculiaridades e anedotas.

O livro aborda a comunicação desde o mundo ocidental do século xv até nossos dias mais atuais, delineando o percurso desde o vapor até a eletricidade, de Gutenberg aos blogs da internet. Traça a história das diferentes mídias e das novas linguagens que elas criaram para a civilização ocidental. Com ênfase ao impacto de várias invenções – telégrafo, rádio, cinema, televisão, enfatiza os contextos sociais em que se deram desde a invenção da prensa gráfica a internet.  

Briggs e Burke são cuidadosos ao se referirem à influência dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos. O verbo “informar”, derivado do latim, não somente significa relatar os fatos, mas sim, “formar a mente”. O advento da televisão com certeza deu nova vitalidade ao modo de apresentar as notícias. A instrução de massa agora então era julgada essencial. Além de fornecer informação, a mídia estava envolvida em um processo de persuasão. A mobilização consciente da mídia com o objetivo de mudar atitudes também pôde ser descrita como propaganda.

Um dos pontos altos do livro é a questão da constituição de uma esfera pública nos termos de J. Habermas, os autores trabalharam a favor e contra a idéia do pensador alemão, condensando épocas e complexidades.

A obra também examina em detalhe a história dos diversos dispositivos de comunicação que prepararam o caminho para os atuais computadores. O aprendizado da computação se tornou imprescindíveis nas ultimas décadas do século XX. Sobretudo com a chegada da internet, aumentaram as possibilidades de aprendizado.

Com conteúdo denso mas rico em fatos e curiosidades, Uma história social da mídia é de leitura obrigatória, imprescindível para estudos culturais e pessoas da mídia de todos os níveis, principalmente para jornalistas e para o público em geral, abrange uma ampla variedade de leitores.

“Uma história social da mídia, Asa Briggs e Peter Burke, Jorge Zahar Editor, 380 páginas, R$ 49

Anúncios

Sobre Jéssica Bárbara Cegarra

Copyright © 2008 Ltda. - Todos os direitos reservados. Ver todos os artigos de Jéssica Bárbara Cegarra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: