Jornalismo e Desinformação – Leão Serva (Senac; 2001; 144 páginas)

O autor Leão Serva é jornalista desde 1978, também é professor de Ética e Legislação Jornalística na Faculdade Cásper Líbero. Serva acima de tudo tem feito de sua profissão uma paixão absoluta.

Lançado pelo SENAC, o livro Jornalismo e Desinformação, caracteriza uma oportuna discussão de problemas e perspectivas do oficio do jornalismo, por quem bem os conhece na teoria e na prática. Leão Serva apresenta as principais conclusões de um trabalho que procura identificar os procedimentos da atividade jornalística que podem ser cauda de um grande mal chamado incompreensão, tentando Identificar no procedimento jornalístico os mecanismos que provocam essa incompreensão.

Para Serva, a real situação é o fato dos leitores não compreenderem realmente a natureza dos fatos que consomem. Esses processos desinformantes que ocorrem na mídia, invertem a vocação expressa do jornalismo: que é a missão de informar. Talvez seja pela atual saturação de informações pelos consumidores e dos meios muitas noticias se perdem. A desinformação pode provocar esquecimento, alterar a compreensão e deformação da informação.

O jornalismo pratica ao mesmo tempo, técnicas de informação e de desinformação. Informa e necessariamente desinforma também. Serva deixa claro que os veículos de comunicação manipulam as informações de acordo com seus interesses e de outros maiores. Entretanto esses procedimentos de distorção são essenciais ao sistema econômico da informação. Assim acabam por entreter o público em vez de informá-lo.

O livro em certas circunstancias usa a Semiótica de Charles S. Pierce para interpretação e aborda também casos de submissão, deformação e desinformação funcional, estes que são muito comuns hoje. Debate também o espaço dedicado aos mortos na guerra entre EUA e Vietnã e conta detalhes de quando Leão Serva foi a luta na ex-Iuguslávia, sim foi a luta, mas apenas com sua garra e talento de repórter nos anos 90.  Há um trecho significativo em que diz “Leão Serva corta na carne da própria profissão – e opera sem anestesia”.

Se todo leitor soubesse a real veracidade das notícias que são apresentadas nos noticiários e jornais, com certeza exigiria um jornalismo compromissado não somente em entreter e exibir pesos de informações, mas em transmitir verdadeiro conhecimento. Muito bem explicado e de ótima compreensão, o livro Jornalismo e Desinformação é tal qual uma investigação sobre as causas da profunda ignorância dos leitores de jornal. O ideal seria que a noticia se torne mais compreensível para o autor e consumidor, sem distanciar-se de sua essência.

Não se trata de apontar soluções para essa distorção desinformada, mas se trata de apontar que a técnica jornalística, tal como é entendida e praticada hoje não atende ao objetivo de permitir a compreensão dos acontecimentos.

Leão Serva nos oferece então um estudo sutil, denso e grave das transgressões que os meios de comunicação cometem no cotidiano. Trata-se de um ótimo manual, certamente de primeira linha, destinado ao leitor, para que possa assim conhecer de perto os caminhos percorridos por uma noticia até que ela chegue a seus olhos e ouvidos.

Destina-se também a jornalistas, estudantes de jornalismo e ao vasto público que lê jornais na intenção de se manter bem-informado.

Anúncios

Sobre Jéssica Bárbara Cegarra

Copyright © 2008 Ltda. - Todos os direitos reservados. Ver todos os artigos de Jéssica Bárbara Cegarra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: