Sobre Ética e Imprensa, Eugênio Bucci

Obra do Jornalista e ex-presidente da Radiobrás Eugênio Bucci, Ética e Imprensa (Companhia das Letras, 2000, 245 páginas) tem como assunto e foco central a ética que ronda e faz parte da imprensa e dos monopólios dos meios de comunicação. Segundo o autor, comunicação social é lugar de conflito, entretanto a transparência entre o veiculo e seu publico deve prevalecer, pois buscar e, publicar a noticia é o primeiro dever ético do jornalista.

Para Bucci, um receituário de boas maneiras é o que o debate em torno do comportamento da imprensa pode traduzir-se.  Na etiqueta é estruturada a gramática dos cerimoniais. A etiqueta, assim como a ética nada mais é do que uma singular estética da conduta. O jornalismo como instituição de cidadania é uma vitória da ética, uma vitória contra a etiqueta. Os representantes da mídia devem ser bem educados em relação ao público.  

A questão informação x lucro também é abordada. Bucci traduz a questão dando o exemplo da fórmula “igreja-estado”, como uma solução que tende a assegurar que o objetivo do lucro não atropele a função social da imprensa. A linha imaginaria “igreja-estado”, instala uma certa mediação entre a informação jornalística e o lucro da publicidade.  

O livro aborda o tema ética de um modo acessível ao público comum, com vários exemplos práticos de atitudes que podem ou não ser tomadas. Deixa claro que a imprensa deve informar a todos e dar voz a diversas correntes de opinião, publicar o que os outros querem esconder e que o cidadão tem o direito de saber.

Com uma linguagem direta e abrangente, o autor sustenta a tese de que a ética em si, deve ser formada nos universidades e completada no mercado de trabalho. As propostas utópicas contrastam com as possíveis, encaminhando propostas que viabilizam uma ética capaz de auxiliar o jornalista no desempenho de suas funções, como por exemplo, os sete pecados capitais, delineados pelo historiador e jornalista Paul Johnson e os dez mandamentos. Há também alguns exemplos de código de ética que devem nortear o trabalho dos jornalistas. Assim como o livro, todos de primeira necessidade para um bom profissional da área e também para leitores curiosos, interessados numa imprensa de credibilidade e comprometida sempre.

Anúncios

Sobre Jéssica Bárbara Cegarra

Copyright © 2008 Ltda. - Todos os direitos reservados. Ver todos os artigos de Jéssica Bárbara Cegarra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: