Propaganda subliminar multimídia – Flávio Calazans

Vivemos em um ambiente subliminar em que os consumidores são vítimas de um processo quase incontrolável, estes, são bombardeados diariamente pela propaganda subliminar capitalista.

O livro “Propaganda subliminar multimídia”, de Flávio Calazans, produzido pela Summus editorial de 1992, aborda as tecnologias de manipulação subliminar que são, ou um dia já foram utilizadas pelos meios de comunicação de massa em todo o mundo. Calazans ensina a identificar essas tecnologias para que o consumidor e o cidadão possam ter uma autodefesa eficiente acerca da subliminariedade.

O autor deixa claro que a propaganda subliminar, transmitida repetidas vezes fala diretamente ao inconsciente do público, influenciando as escolhas, atitudes e motiva a tomada de decisões, assim age em forma de manipulação do comportamento, ferindo a ética e a cidadania.

Como a leitura consciente do subliminar, por parte do receptor, não é obtida de imediato, o intuito do livro era o de conscientizar a população. Calazans então usa de argumentação científica e prova que a propaganda subliminar existe e é usada fortemente nos meios de comunicação.

A meu ver, de interesse público, o livro caracteriza uma ótima referência para profissionais e estudantes de comunicação, psicologia, sociologia e, curiosos, pois sana a curiosidade sobre a propaganda subliminar e traz novos conhecimentos sobre a questão.

Anúncios

Sobre Jéssica Bárbara Cegarra

Copyright © 2008 Ltda. - Todos os direitos reservados. Ver todos os artigos de Jéssica Bárbara Cegarra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: