Medo de engordar

Na atualidade o medo de engordar é pavoroso.  Especialmente as mulheres são assombradas por esse mal. Elas se sentem ameaçadas o tempo todo. Em uma festa, por exemplo, um passeio, um almoço em família ou um encontro com os amigos na lanchonete. Pessoas que possuem compromisso com a beleza física geralmente sofrem muito, costumam passar fome, fazem dietas severas e até se automedicam com remédios perigosos. Tudo é motivo de risco e sofrimento.

Devido a persistente valorização da aparência física pela mídia, ser gordo hoje, é não estar ancorado à margem dos prazeres da vida.”As pessoas não entendem que materializamos aquilo que somos. O próprio  jogador Ronaldo fez uma lipoaspiração depois de ser chamado de gordo pela mídia”  afirma Eliana Cruz, empresaria.

Para Giovanna Assef, estudante de Jornalismo “Não valeria a pena passar uma vida de lastimas para ser algo que não somos, o valor das pessoas está dentro e não fora.”

Muitas mulheres se prendem ao fumo por medo de ganhar peso. Doenças como anorexia, bulimia e anemia são típicas deste comportamento de aversão a comida. “O medo de engordar traz uma preocupação excessiva pelo corpo ou por algumas de suas partes, pode chegar a ser altamente perturbador, causar grande transtorno emocional e intervir na vida diária.” Explica o psiquiatra Dr. Carlos Barros

“O medo de engordar é muito mais que o medo medido na balança. Faz parte de um sistema emocional que afeta todos os aspectos da vida, reais e fantasiosos.” Diz o psiquiatra.

O medo de engordar é um medo real que precisa ser enfrentado. O indicado é procurar orientação médica, fazer uma reeducação alimentar, balancear os alimentos, ingerir a quantidade adequada ao seu corpo e praticar exercícios físicos sem exagero.

Essa nova maneira de alimentar-se e de viver, precisa ser bem estudada, só assim será possível vencer o medo de engordar e evitar a bulimia ou comportamentos de anorexia.

Sobre Jéssica Bárbara

Copyright © 2008 Ltda. - Todos os direitos reservados. Ver todos os artigos de Jéssica Bárbara

Deixe um comentário